segunda-feira, 25 de março de 2013
a DOULA
25.3.13
Já terei falado nisto vezes demais? Ou será que não há vezes demais para se falar em coisas que as pessoas ainda parecem não querer entender?
O que é uma doula, as pessoas parecem saber. Mesmo? O que a doula faz e não faz... Ainda apanho aquele riso parado quando as pessoas são surpreendidas por esta espécie de "loucura"? Vocalizam um ah, que engraçado e eu fico logo a saber que, claro.... Coisas da Zelia!
As doulas não são mulheres que fazem os partos em casa! Tenho de dizer mil vezes... As doulas não são mulheres que fazem partos em casa. São mulheres que acompanham mulheres que vão ter um bebé... As doulas são mulheres que acompanham mulheres que vão ter um bebé... Acompanhar é caminhar lado a lado de mão dada, aceitando cada mulher como diferente dela mesma e de qualquer outra. Não somos "bruxas". Não pertencemos a uma "seita".
Ha doulas de todos os credos, porque num parto, que não seja nosso, não é o nosso credo que conta.
Não dizemos faz assim ou faz assado. Perguntamos, como queres tu fazer. Não dizemos tem o teu filho em casa, na rua, na floresta, no hospital ou em clinica privada. perguntamos, onde vais ter o teu filho?
A palavra "doula" vem do grego e significa "mulher que serve". E pode até parecer uma coisa inferior, servir alguem... Se o entendermos assim, porque é isso que fazemos. Somos o que esta mulher precisa para ter o seu parto feliz... Somos um copo de água, uma mão amiga, uma toalha que passa no rosto, mais uns olhos para chorarem e outra boca para rir... Uns braços e pernas para dançarem com ela... Mas acima de tudo, uma voz, a dela, que fala alto, e diz, vez após vez, ate que acredite "tu es capaz de fazer isto...".
As doulas não são nem querem ser enfermeiras ou parteiras... Não fazem actos médicos, não levam as pessoas a fazer o que elas fariam. São apenas ajudadoras... ajudadoras que quando gravidas, tambem precisam de uma voz que lhe diga EU SOU CAPAZ!... As doulas são mulheres que servem. Que servem para ser doulas, assim, sem se imporem, sem quererem liderar, convencer, parir em determinado lugar de uma ou outra forma... Ou então... Não são doulas... São outra coisa qualquer.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Muito bem escrito! Ja nao vou voltar a engravidar mas se acontecesse gostava de ter alguém como tu a acompanhar essa maravilhosa jornada. Mesmo ja sendo mãe de dois.
ResponderEliminarBjs!
PS-uuuu bruxa Zélia... :-)
E eu estaria lá ao teu lado, a tricotar umas belas meias! ;)
ResponderEliminarMuito bom e esclarecedor. Quando se engravida e depois se "pare" são tantas as vozes a dizer: faz assim, faz assado e há tantas mães de 1ª água que dão ouvidos a tantas teorias que era importante terem alguém com o uma Doula que lhes indicasse que o caminho a seguir é aquele que o seu próprio coração de mãe tem de saber escolher.
ResponderEliminarGanda Mulher! Ganda Doula!
ResponderEliminarAssino em baixo, pois assim é... ou assim deveria ser, que ainda há quem seja "outra coisa qualquer" :O(
Love U, babe!