sábado, 18 de maio de 2013

Mas as grávidas, podem comer o quê?

18.5.13

E pronto, estás grávida e agora não podes nada. De repente, todas as tuas amigas (que já estiveram grávidas e algumas que nunca estiveram) tem algo a dizer sobre os teus hábitos alimentares. E quase sempre é "NÃO"! Não podes beber café... Não podes comer bolos, laranjas... Isto faz azia, aquilo faz outra coisa qualquer... E quando estás em casa, e te dá a fome, abres a porta do frigorifico, e uma coisa simples como comer, torna-se uma tortura, só porque as sentes, sentadas no teu ombro, como um peso, a dizer, epá isso não... Aquilo também não... já são mães, acham que sabem tudo... Claro, algumas coisas são verdades. Se tiveres hiper-tensão, não vais querer beber cafés sem parar. Se tens tendência para diabetes, também tens de evitar ser gulosa. Não deves beber bebidas alcoólicas, isso, toda a gente sabe! Não comas um quilo de chocolate ou de laranjas, vais ficar mal dispostas! Mas não deixes de viver porque estás grávida... Vais comer um pouco de tudo porque este bebé precisa que a mãe seja saudável, e vais fazer uma ou outra extravagância, porque ninguém é de ferro... E seja lá o que for que fizeres, vais fazê-lo porque tu decidiste, porque tu queres, independentemente daquilo que as amigas, a mãe, as tias... E a doula, te dizem! Quando abrires a porta do frigorifico e de um lado estiverem a dizer que não podes, e eu do outro lado estiver a dizer, podes, podes... A tua cabeça, e o teu coração, que estão no meio, vão estar a dizer: Hmmm.... O que me apetece?!

3 comentários:

  1. Pois eu quando estive grávida comi de tudo, na 1ª apenas tive de ter cuidado com os doces e a fruta que comia, pois tive o nível de glicemia elevado. De resto, bebia 1 café por dia e 2 descafeinados, bebia um copo de vinho à refeição quando me apetecia e comi de tudo... na 2ª nem com os doce tive de me preocupar pois já não tive problemas com a glicemia... e tenho 2 filhos lindos, saudáveis e sem qualquer alergia alimentar. Como eu costumo dizer "se te apetece mesmo muito, come! Não é por comeres 1 vez que vai cair o céu!"

    ResponderEliminar
  2. Só não se pode comer de tudo se não fôr imune à toxoplasmose (que isso requer mesmo alguns cuidados) de resto desde que não coma este mundo e o outro... :)

    ResponderEliminar
  3. Apesar de nunca ter estado grávida, concordo tanto com o teu texto. Nada como o bom senso para nos guiar e orientar, seja na gravidez ou no dia a dia. E as extravagâncias, fazem parte do bom senso :)

    ResponderEliminar