quinta-feira, 21 de maio de 2015

Vamos poupar a Maria!

21.5.15
A recordação mais antiga que tenho dela já eu era adolescente (Lá onde eu morava já se comiam OREOS e outras bem piores do que ela). Fui passar um fim de semana a casa de uma amiga. E à noite, enfiadas na cama, comemos as bolachas enquanto bebíamos água. Achei a ideia estranha, mas na verdade, depois aquilo até sabia bem.
Mas claro, isso era no tempo em que ninguém falava nos E's. 
Esta semana sou surpreendida por uma série de posts no facebook a difamar a Maria. Pasme-se, fizeram estudos sobre ela, para além dos E's tem uma série de coisas más, o glúten, o xarope disto e daquilo, enfim, nem precisamos de nenhum estudo para saber que não fazem bem, em 2 minutos lemos o rótulo. Assim de repente ocorre-me dizer que é bem parecido com o das bolachas no geral, ou seja, mais uma coisa a riscar da dieta. 
Mais, ontem tinham havido estudos e a soja fazia bem, depois fizeram estudos e fazia mal. A cerveja e o vinho tinto tem fases em que devem ser bebidas todos os dias moderadamente e dependendo do estudo, troca-se! 
Glúten fora. Pão branco que a avó fazia, OUT! Manteiga nada, agora devemos comer margarina vegetal? Ou ao contrário? Leite, nem pensar, a não ser que seja de... Soja? Não, aveia. A água, li não sei onde, devemos beber direto da torneira, e pronto... Amanhã lê, porque deve haver uma secção tipo horóscopo no jornal da manhã!
E eu sei, que é mesmo verdade. Que faz tudo mal. O pior é que a culpa é do homem. Estragou tudo. É como dizem os miúdos, porque continuamos a estragar, a culpa até é minha, mas não fui eu quem começou! E é mesmo assustador, porque não sabemos o que fazer nem o que comer ou comprar.
E sim, podemos até parar de comer bolacha Maria. Passamos a comer outra sobre a qual não fizeram nenhum estudo, a senhora que que faz as bolachas Maria, vai para o desemprego, ou com sorte passa a fazer OREOS, espera, aquilo tem chocolate! Podemos e devemos deixar também de usar plástico, vestir roupas de algumas marcas, boicotando os empregos de milhares de gente e nalguns casos apenas boicotando pratos de sopa. Podemos deixar de lado os móveis, o papel, e uma série de coisas que nos roubam as árvores, e se o fizermos, fazemos nós muito bem...
Estava a pensar, que podia ir viver com os meus filhos para a selva, sobrevivendo a comer bagas selvagens, todos nus. Não fazia mal a ninguém. Mas também não tinha médico e outros luxos. Aos poucos toda a gente poderia ser convertida.
No verão não ia ser nada mau. Alguém tiraria umas fotos, postavam no face tapando as partes íntimas com uma mancha que se fazia no fotoshop. Diziam que agora tinham-se feitos estudos e era o modo de vida saudável. 
No inverno, porque estava frio, usávamos peles. Espera, peles estão OUT! Pronto, algums que são de um partido de uma cor da natureza, ou da proteção do animais, fariam uma MANIF nos arredores da selva e postariam como eu e os outros éramos assassinos de animais inocentes (e eu estou completamente de acordo), coisa que eu certamente ia ler no feed do facebook, no meu telemóvel com internet.
O meu plano é quase perfeito. Só não sei a quem ia vender o corpinho, para pagar ao operador.
Sim, porque podemos andar para trás e para a frente, culpando uns e outros pelo mal que vamos fazendo, uns e outros, até podemos voltar atrás e comer bagas, mas, há coisas que já não sabemos viver sem! 
Na realidade alguém tem de pagar. Esta semana parece que é a Maria!

6 comentários:

  1. TOP!
    Tenho pensado nisso tantas vezes... Destruímos o mundo com tanta coisa... E depois fazemos estudos e mais estudos do que fizemos errado, que depois está certo!
    É errado testar em animais mas é certo fazer clones para nos curar... Espera!
    Queremos prolongar e apurar a nossa espécie, o que comemos e o que nos rodeia mas usamos químicos e mais químicos que tanto nos fazem mal mas que ao mesmo tempo é a solução para a sobrelotação da terra!

    Ahhhhhh, isto dá muito que pensar! Mas a culpa certamente é da Maria.
    Muito bom Zélia!

    ResponderEliminar
  2. Adorei!!! Vivam as bolachas. Comer equilibradamente permite tb poder comer alimentos processados de vez em quando. É tudo uma questão de moderação.

    ResponderEliminar