terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Faz o que digo, não faças o que faço...

3.1.17

Existem mil e um conselhos que se dão, que eu dou, para as pessoas que se iniciam na arte de tricot. especialmente nas meias, há um muito importante, porque o novelo para meia normalmente tem 100 gramas, e cada meia usa aproximadamente 50, era mesmo bom dividir o novelo para que depois não aconteça o que ultimamente me acontece, que a lã não chega para a segunda. 
Fazer meias continua a ser para mim algo muito especial. Já as faço por instinto e por muito que se saiba, continua sempre a ser por tentativa, erro. Ou seja, mesmo que use umas agulhas 2,5mm cada lã reage de modo diferente, não é uma ciencia exacta. Para a mesma pessoa, e estas meias são de homem, já fiz umas meias com 64 malhas de inicio, 16 para cada agulha, e estas tem apenas 56 malhas, só para terem uma ideia de como todas aquelas perguntas que me fazem e ás quais tento responder, não valem para qualquer lã, nem para qualquer mão, ou tensão. 
Assim, posso dizer que estas meias estão temporariamente encalhadas.
Por isso, não faças o que eu faço, faz antes o que digo. Que eu saber, sei, fazer o que devo é que sei lá, talvez devesse ser uma determinação de novo ano.

1 comentário:

  1. Olá Zélia:
    Como está, desde sábado (no Workshop de meias estava sentada do seu lado direito)?
    Estive a ler o que postou aqui e concordo consigo, mas há uma coisa que náo percebo!. ..mesmo dividindo um novelo ao meio, como a meia se começa peno cano, nunca sabemos até onde o podemos fazer pois podemos correr o risco de ficar com os dedinhos à mostra, certo?
    Também lhe queria pedir que me dissesse qual o nome do novelo com que estava a fazer aquelas meias lindissimas.
    Muito obrigada e um resto de boa semana.

    ResponderEliminar