quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Tricotar meias... vamos aprender?

11.11.09

Fazer meias é mais simples do que parece!

Em primeiro lugar temos de estar á vontade com tricotar... não estou a dizer que temos de saber todos os pontos, mas, temos de saber tricotar meia e liga.

O que precisamos: lã de meia (claro que podem experimentar com outras, mas acreditem que vale mesmo a pena comprar lã de meia); agulhas (já falo delas mais abaixo) marcadores (que tambem podem ser fios de lã de outra cor, ou clips) quando souberem fazer meias mesmo, deixarão de precisar dos marcadores.

O segundo passo é tricotar em circulo. Parece complicado e há quer o faça com as 5 agulhas, outros com 4 e anda há o tricotar com agulhas circulares (para meias são precisos 2 pares), mas pessoalmente gosto de tricotar com 5.

As circulares são óptimas para tricotar peças maiores, mas para meias dá mesmo jeito as agulhas serem pequenas (embora pareça que são muito pequenas vão ver que depois de se habituarem, tudo muda...

Gosto que as agulhas sejam de bamboo... as agulhas de bamboo deslizam melhor e como tenho tendência em apertar as malhas, acho sempre que as metálicas prendem as malhas.... ao longo do tempo tenho tentado substituir todas as minhas agulhas por agulhas de bamboo... compro na Retrosaria quase todas... também há em muitos outros sites, gosto do get knitted, mas os portes da Retrosaria são mais baratos para nós, cláro!

Para a maior parte das pessoas, 60 malhas fazem o tamanho ideal... mas... para mim tiro sempre 4 malhas (56) porque tenho a perna muito fininha:(
Para homens acrescento 4 (64);

Depois de se habituarem a fazer meias, vão ver que com a mesma regra podem fazer meias de todos os tamanhos e feitios...

Agora é avançar... sem medos... o pior que pode acontecer é precisarem de uma ajuda mais pessoal...
o passo seguinte é montar 60 malhas numa agulha. Podem ver como se faz no you tube ou Knitting Abreviations basta procurarem em CO (cast on);

Depois de montar as malhas na agulha, dividem (passando as malhas sem tricotar, pelas 4 agulhas (a 5ª é para trabalhar); exemplos aqui
e no YouTube
e juntando as agulhas em quadra, tendo em atenção que as malhas estão direitas, para o trabalho não ficar torcido, começam a tricotar uma meia e uma liga, ao redor, sempre tendo em atençao que em cada volta sobrepõe as malhas meia com as meia, e as liga com liga.

Pessolmente prefiro fazer o cós duas a duas... ou seja, duas meia, duas liga... mas é um assunto pessoal... o importante é que estão mesmo a começar, e vejam melhor como AQUI!

Façam isto mais ou menos durante 18 voltas... e depois venham cá ver num proximo post, como se faz o resto!

11 comentários:

  1. Com uma orientação tão clara, acho que é desta que vou aprender.
    Só me faltam as agulhas de bamboo...
    Qualquer dia estou de volta para pedir mais explicações!
    :-)

    (Sou seguidora silenciosa deste blog e gosto muito)

    ResponderEliminar
  2. Boa, boa! :) Se tivesse ao pé de ti dava-te um grande beijinho! :P Obrigada por este post, Zélia!

    ResponderEliminar
  3. Hum... Gosto muito de tricot mas ainda não me aventurei a fazer meias. Faltam-me as agulhas! Acho que é desta! Muito obrigado pela 1a lição!
    :)
    Joana

    ResponderEliminar
  4. A explicação está muito bem feita. Claro que depois de passarmos à prática é que nos deparamos com as dificuldades mas, assim parece mesmo muito simples.
    A única dúvida é como fazer o calcanhar.
    Fico a aguardar pelo próximo post.

    ResponderEliminar
  5. Isto é um workshop online...

    Fabuloso.

    Iniciei-me a fazer luvas sem dedo, a batixa tem dado muita ajuda!!!

    ResponderEliminar
  6. Adorei a exposição, acho que estou tentada a experimentar.... Obrigada pelo post ****

    ResponderEliminar
  7. Olha o que eu tenho andado a perder! E por causa de também andar com formação on-line...só que esta é muito mais interessante e motivadora.
    Só experimentei fazer meia com 4 agulhas, vou ficara atenta! :)

    ResponderEliminar
  8. Excelente ideia esta do curso por correspondência! Vou ficar atenta para ver os próximos posts :)

    ResponderEliminar
  9. Muito boa esta ideia !!
    Obrigada,Zélia...
    :)

    ResponderEliminar