quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Que agulhas usar?

9.12.09

Ainda não é hoje que continuo o workshop de meias on-line.... mas, porque me enviaram alguns emails a perguntar, queria dar um esclarecimento muito simples sobre as agulhas a usar, não só nas meias, mas em qualquer coisa que se faça em tricot!

Como saber que agulhas utilizar?

No tricot de meias, eu utilizo sempre agulhas 2,5 mm isto porque normalmente as lãs que uso são lãs que “pedem” essa espessura de agulhas... mas, quando compramos um novelo de lã, para meias ou qualquer outra peça, no próprio novelo vem indicadas as agulhas que devemos usar (ver foto). Parece obvio, mas a verdade é que muitas pessoas nunca repararam que estas indicações vem mesmo na embalagem.

Quando compramos na loja é fácil pegar no novelo e ler... quando compramos na internet, vem especificado na descrição do produto, como aqui.

Claro que, se habitualmente apertamos muito a malha, devemos utilizar umas agulhas um pouco mais espessas, normalmente meio numero acima, e se a nossa malha fica muito “lassa” é bom utilizar-mos agulhas mais fininhas....

Em relação ao tipo de agulhas, gosto mesmo de usar agulhas de bamboo... as metálicas em meia nunca experimentei, mas tenho vindo a substituir todas as minhas agulhas metálicas por agulhas de bamboo.... o trabalho fica mais bonito! Claro que isto é uma opinião pessoal.

5 comentários:

  1. agulhas de bamboo eu nunca experimentei. Imagino que sao levinhas... mas.. sao mesmo resistentes?
    quer dizer, aguentam uma peça pendurada nelas, como um sweater por exemplo?

    ResponderEliminar
  2. Oba oba, falas de agulhas como eu tinha pedido! :) Milhões de beijinhos para ti! :)

    ResponderEliminar
  3. Também vou investir em agulhas de bamboo ou madeira boa: gosto mais e é verdade que desliza melhor.
    A resistência é a mesma, parece-me.
    Ando fã de agulhas :O)

    ResponderEliminar
  4. Olá, Zé
    Ainda não comecei as meias...
    O Natal e as actividades escolares ainda não me deixaram tempo para arriscar.
    Mas vou aprender contigo, palavra de marafada!

    ResponderEliminar
  5. Mmm, that looks like Noro to me. What are you making. I love the yarn but cannot knit with it because I get hives all over my fingers. The wool is a bit too sharp for me. I feel sad about that because their sock yarn is scrumptious.

    ResponderEliminar