quinta-feira, 18 de abril de 2013

Comer fora com os miúdos!

18.4.13
A minha filha ainda não fez 2 anos e come com as mãos. Dou-lhe o garfo, mas não espero milagres. Tento dar-lhe com outro garfo, à boca, mas ela não come. Come com a mão, e, eu deixo. O chão fica sujo, e eu limpo. As crianças aprendem ao seu ritmo. O pediatra diz que acha que devem comer com as mãos... Mas se dissesse que deviam comer com talheres, seria igual. Só lá vou para ver se a miúda está doente, não para ouvir palpites,
Algumas mães mais jovens dizem, ah! Como és mais velha estás à vontade com o teu modo de vida... Não ligas ao que os outros pensam. Mas não é isso. Nunca me dei ao trabalho de dar importância ao pensamento dos outros, nem quando tinha 20!
Fomos ao maratona almoçar com os pais do João... E o João também gostou de comer com a mão! foi de rir. Foi de ver os outros que passavam e olhavam, rir... E o chão cheio de almôndegas com esparguete... E as cadeiras e a roupa dos miúdos, e as pessoas que não achavam graça a parar como se as pessoas que param na estrada para verem melhor o acidente. E a dizerem "que horror!" Como se eu e os pais do João não soubéssemos nos comportar em publico.
são crianças. Tem de aprender. E vão aprender. No seu tempo. Não tivesse eu um filho com 8 que também comia com a mão e é um dos miúdos mais bem comportados que eu conheço.
E eu com quase 44, também sou bem comportada. ofereci-me para limpar tudo, e não limpei, porque não me deixaram.
Não vamos ficar em casa só porque os nossos filhos não sabem, ainda comer como adultos.
Vamos ser adultos e respeitar o modo como os outros educam os filhos!

My daughter is almost 2 and eats with her hands. I give her a fork, but she doesn't use it, and i try to feed her with another fork, but she won't eat. She eats with her hand, and i let her. The floor gets dirty, and i clean it. Childrens learn in their own time. The pediatrician says i should let her, but if he didn't i don't go there for what he thinks! Some younger moms say i act this way beacause i am older and learned to do things my way and not bother with others, but Hey, i was like this at 20!
We went out for lunch with little João's parents... And he enjoyed eating with his hands as well. And it was funny. And people (some) Thought it was funny, and the floor was full of spaguetti and meatballs, and the chairs and the clothes.... And some people stopped and looked, like you stop to Look at an accident out ON the street. And saíd "how awfull" as if WE were not good parents with Bad manners!
They are children. They will learn in their own time. And i have An. 8 year old who ate with his hands and is one of the best mannered kid i ever knew.
And i am almost 44 and have good manners. I even offered to clean it all, and didn't because they did not let me.
Let's stay Home just because our kids can't eat like grown Ups!
Let's be grown Ups and not bother with the way others raise their kids!

6 comentários:

  1. Zélia dixit e muito bem.
    A E. também comeu (e come...) muitas vezes com as mãos, à beira dos seus 5 anos. Acho que estava a roer -se por não estar a fazer o mesmo que o irmão e a Alice.
    Até eu, gosto tanto, por vezes, de "rapinar" alguma coisa do prato ou do tacho com a mão B-)
    Há países onde é com a mão que se come. E só com as mãos.
    Porque não?!

    ResponderEliminar
  2. Lindo! Concordo! Por vezes sinto-me envergonhada com a "porcaria" que os meus filhotes fazem quando vamos comer a um restaurante. Mas não me zango com eles. Têm tempo para aprender! O Miguel tem 4 anos e come lindamente com faca e garfo. A Inês tem 3 anos e come com a colher, mas tudo empurrado com as mãos... o que fazer?? Deixá-la entender, no tempo dela!

    ResponderEliminar
  3. A minha filha para além de fazer isso tudo acabava limpando o prato na cabeça. Inevitavelmente acabava o jantar na banheira.

    Não me incomoda ver as crianças comerem com as mãos e a tua atitude de querer limpar o que sujaram é de quem é muito educado.

    A única coisa que me chateia é a falta de educação.

    Tb me chateia os pais não perceberem que há espaços onde as crianças sendo bem vindas não o podem transformar em parque infantil.

    No Domingo passado escolhi para tomar café um sitio calmo e tive de gramar uma criança a andar de patins em cima de deck de madeira o que transformou o meu momento de relax em momento de stress. Eu não escolhi ir relaxar para uma parque infantil.

    Há que saber respeitar os outros e há espaços para todos.

    ResponderEliminar
  4. Os adultos a maior parte das vezes esquecem-se do que é ser criança. Já o meu pediatra dizia o mesmo e já lá vão quase 40 anos! :D

    ResponderEliminar
  5. Oi Zelia,
    Concordo com você, as minhas sempre aprenderam a comer deste jeito e ninguém morreu por causa disso!! Dane-se os outros, nós é que sabemos de nossas vidas!
    Bjs
    Leila

    ResponderEliminar
  6. Hello Zelia, greetings from the great white north (it's snowing so much today). I noticed your note on my post about quitting my job and finding a new one. Regrettably I start work this Monday - I am sad because I loved being at home but since I have not won the lottery yet - I need to work lol! Happy weekend and eventually they do learn how to use utensils, then you think about how cute and little they were when they ate with their hands and you miss those times.

    ResponderEliminar