quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Escolhas...

16.1.14

O meu filho mamou até aos 9 meses. De repente, sem pré aviso, parou. 
Não me senti nem magoada, nem fiquei com pena... Não achei que ele devesse mamar mais ou menos tempo. Foi a escolha dele. 

A minha filha mamou até à semana passada. Eu sei, eu sei. Ahhhh!... Sério?! Incrível... Como conseguiste? Ou credo!? Por isso é que és tão magrinha... E ainda o ah, faz tão bem... Ou isso faz-te mal.... agora já chega,.. Que coragem! (Risonhos, rolar de olhos... Há de tudo!) 

A Maternidade trás à vida duma mulher uma espécie de respeitabilidade que ê curiosamente acompanhada de uma censura, nunca fazes nada que agrade a todas as outras mulheres... És sempre ou muito certinha, ou muito freak... Ou não sabes simplesmente o que é melhor para o teu filho...

eu nunca consegui entender isso, sou respeitada ou não, afinal?

Independentemente da opinião dos outros... Na semana passada decidi parar de amamentar. Dois anos e meio dá direito a um "well done" da única pessoa que realmente me interessa (eu)... E no ficheiro posso colocar um carimbo de "missão cumprida"! 

Ela mamaria muito mais tempo.... Dias, meses... Ou horas... Não tenho como saber, mas eu também preciso de dormir, que foi a coisa de que abdiquei desde que ela viu a luz do dia... Sim, três ou quatro vezes por noite, e, posso ter ar de fundamentalista que acha que são as crianças que devem decidir quando "chega"... Mas o meu fundamentalismo está ao lado do zen que eu não sou, e do cool. 

eu acredito na amamentação. É bonita. A coisa certa. É uma ligação única. Partilha. Acho até que deves isso ao teu filho. Não te censuro se não o fazes, simplesmente é a minha opinião. 
As maminhas podem ser dos bebés... Mas não e porque mamam que deixam de ter outras funções ou de ser minhas por isso, perdi dois anos e meio de noites porque eu escolhi...  Não culpo ninguém... Não andava mal disposta ou resmungona no dia a seguir... O corpo consegue. Quando escolhemos com o coração e a mente juntos, conseguimos coisas ainda mais inacreditáveis do que amamentar... Podia ficar horas a dar razões para amamentar.... E a falar sobre ela.

Amamentar é só a coisa que esta mãe escolheu fazer...

Escolheu amamentar. Escolheu, quando achou que tinha de o fazer, na hora que o seu coração e a mente quis...
Parar!




4 comentários:

  1. Adorei Zélia... aproveito para partilhar aqui :)

    https://www.facebook.com/pages/Ovo/184231211742947?fref=ts

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Olá Zélia! Diz-me por favor como conseguiste que ela deixasse de mamar... a minha está com 37 meses e não me larga as mamas...adoro amamentar, mas confesso que não me importava nada que ela deixasse de mamar!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Já aqui não vinha há tanto tempo e é sempre bom voltar e ler-te, sentir-te.
    O João parou de mamar em final de agosto. Porque ele já não fazia questão sempre (outras só fazia questão) e porque eu assim o decidi.
    Pelas mesmas razões que tu (mais para a esquerda ou para a direita, não interessa), comecei, mantive e parei.
    Duas com "missão cumprida", acima de tudo para nós e também para eles.
    Não teria escrito melhor.
    Grande abraço*

    ResponderEliminar
  4. Amamentei os meus dois filhos, primeiro por opção, depois porque gostavam tanto que foi difícil parar. Ainda hoje, 15 anos depois da segunda maternidade, sinto saudades do olhar que ela me lançava enquanto mamava. : )

    ResponderEliminar