segunda-feira, 6 de março de 2017

Partir tijolo - saldos

6.3.17


Muito pesquisei nas minhas fotos para ver se encontrava alguma que retratasse de alguma forma esta conversa, e esta foi a única que me pareceu minimamente aceitável. É mais ou menos como partir tijolo. Todos os dias um bocadinho.

Eu sei que as pessoas não fazem por mal, não param para pensar, penso, na realidade. Não sabem a realidade? Não veem noticias? Posts no facebook sobre a industria textil? Fazem like mas não leem? 
Aquelas fotografias das criancas a trabalhar? Ring-a-bell?

Contra mim falo, eu tambem nao devia comprar muitas marcas que compro, e se e bem certo que a cada dia penso mais nisso, e compro menos, tambem sei que se pararmos de comprar, aquelas pessoas, crianças, tambem nao vão ter a vida mais facilitada. As coisas estão tão enroladas, tão enlinhadas, acabas por ser preso por ter cão, e preso por não ter. Se compras estas a contribuir para o trabalho infantil, para a exploração humana, se não compras? Vão almoçar amanha?

Esta conversa podia continuar horas a fio e eu não chegaria a uma conclusão, ainda assim, esta conversa tem a ver com outra coisa.

Sabemos porque as roupas que compramos, as malas e acessórios,  são tão baratas, certo? Tambem sabemos porque fazem saldos? Certo? Como conseguem fazer saldos, certo?

Quase todas as semanas alguem me pergunta quando vou fazer saldos, se vou fazer, se faço promoçoes, e, as vezes até arrisco um dia sem portes, mas.
Mas.
Um dia sem portes implica que eu trabalhe algumas horas sem receber.
Se eu trabalho peças únicas, com materiais de qualidade, ou estou horas a fio a fazer uma peça, se criei o meu proprio emprego, onde pago os meus impostos e sou administrativa, costureira, criadora, relações publicas, no final do mês, seria só de esperar que eu recebesse um pagamento, o salário. Assim como qualquer outra pessoa.
Por isso, parece-me que, sem querer ofender ninguem, a melhor resposta que eu posso dar para que entendam, as pessoas que não fazem estas perguntas por mal, que eu sei, quando me perguntam se faço promoçöes ou saldos, é:

Fazes promoções no teu salário?
Algumas pessoas são obrigadas a fazer, eu sei, mas, gostas?
Pois, é isso.



1 comentário:

  1. não Zélia não faço promoções no meu trabalho
    e trabalho duro, tal como tu

    não te deixes abalar por idiotices

    tu és GRANDE!
    Maria

    ResponderEliminar