domingo, 12 de agosto de 2012

Amamentar....

12.8.12
Todo o fim de semana ouvi a pergunta: a Alice ainda mama?

E sim, a Alice ainda mama! E mama muito.

Já escrevi antes sobre amamentação. Um dos posts que escrevi, está afixado em cantinhos de amamentação em vários hospitais, e fico feliz, que apesar de não ser enfermeira, medica, ou 'entendida' no assunto, aquilo que escrevi possa ajudar mulheres a confiarem mais em si!

Porque sim, o problema número um de haver Tanto insucesso na amamentação tem a ver com a falta de confiança das mulheres no instinto. Ninguém duvida do leite da Cabra, da vaca, mas o leite da mulher varia, pelos vistos, de mulher para mulher, se é magra ou gorda! Somos seres superiores ou inferiores afinal?

O pediatra da minha filha disse a uma amiga quando ela disse que a filha com um ano devia beber leite melhor: faça como quiser, mas leite é LEITE!
Não consigo entender a duvida das mulheres do seu poder de mãe.
Mais, aquilo que dizemos as mães que não tem confiança nelas próprias, pode destruir para sempre esse poder. Se por algum acaso fomos enganadas no passado e levadas a pensar que o nosso leite era menor, menos bom, e por isso não o estimulamos, desistindo, não podemos fazer hoje nada. Mas podemos falar de outro modo. Não dizendo nunca tive leite, mas sim, nunca fui ajudada, ou não quis! Vamos dizer a verdade. Porque querendo, estimulando, todas temos leite. E não sou eu que digo, perguntem aos cientistas.... Pesquisem em sites fidedignos.

Mais importante, pensem em como funciona a natureza. Uma leoa tem sempre leite, não existe na selva leite em pó, imitação de leite em pó de leoa. Se nAo estamos doentes, teremos leite. Leite LEITE, e todas nós no coração sabemos que esse leite é o melhor. Se não quisermos dar, isso é uma outra história.

Se queremos.... PODEMOS. Eu cá não sou menos que qualquer bicho! Eu quero e posso. Não concordas? Guarda a tua opinião para ti!

7 comentários:

  1. Assino por baixo!! Amamentei a 1ª filha apenas 6 semanas, por falta de ajuda..não de conhecimento. Amamentei o 2º filho até aos 28 meses!! E estou a amamentar a minha 3ª filha agora..aos 20 meses..até ela querer!! E sim, o meu leite é o melhor do mundo para ela! E sim, levo o dia todo a dizer...sim..ainda mama!

    ResponderEliminar
  2. Ovação de pé!!! Quem fala assim não é gago!!! Já diz o povo!!! Todas as mulheres, e o homens, deveriam ler estas sábias e verdadeiras palavras!!

    ResponderEliminar
  3. Tentei mas não consegui!
    Tenho agora a segunda oportunidade e confesso que tenho medo de falhar pela segunda vez!
    (can I tell you my story, in private?)

    ResponderEliminar
  4. Belíssimo, da primeira à última frase!

    Ana, amamentei 1,5 mês a minha 1ª filha. Hoje, com 10 meses, o meu 2º filho mama.
    Também tive muito medo, mas percebi (com algumas ajudas) que isso não leva a nada, excepto ao fracasso da amamentação. Quando duvidava, lembrava-me de algumas palavras, olhava o meu filho e simplesmente punha a mama de fora. Confiei e ambos estamos gratos que assim seja. Confia também!

    ResponderEliminar
  5. Zélia, desculpa usar o teu cantinho de novo.
    Ana, transforma o medo em conhecimento, sim?
    É o que faço, cada vez mais, em relação a quase tudo o que me rodeia.
    Aposto que tudo vai correr bem!

    ResponderEliminar
  6. Ah como te compreendo.. mas a vida a ouvir exactamente a mesma pergunta... E é com muito orgulho que digo que aos 20 meses a Beatriz mama e bem e muito... Foi graças a pessoas como a Zélia e outras mais que me ajudaram a ter confiança em mim e nunca desistir... beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Zelia, concordo plenamente. Amamentei a minha primeira filha apenas um mes. Nao tive orientacao nem apoio e desisti, por falta de confianca. Agora, com a minha segunda filha, Alice, tive todo o apoio de parteiras e enfermeiras e ela com quase 9 meses ainda mama e mamou exclusivamente ate aos 6 meses. Sinto-me muito mais feliz.

    ResponderEliminar